Região metropolitana
Municípios limítrofes Conceição do Jacuípe, Amélia Rodriguese Feira de Santana (N), São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde (L), Saubara (S), Cachoeira e São Gonçalo dos Campos (O).

Distância até a capital 72 km

Características geográficas
Área 518,260 km²
População 58.387 habitantes
Densidade 118,7 hab./km²
Altitude m
Clima Não disponível
Fuso horário UTC-3

Indicadores
IDH 0,684 médio
PIB R$ 203.143 mil
PIB per capita R$ 3.326,00
:
Portal de Ambiente
Santo Amaro (conhecida também como Santo Amaro da Purificação) é um município brasileiro no estado da Bahia, na mesorregião Metropolitana de Salvador e microrregião de Santo Antônio de Jesus. A cidade nasceu de um dos povoados mais antigos do Brasil e é o centro de um município com 486 km² de área e uma população de 58 414 habitantes (2000), o que dá uma densidade demográfica de 120,2 h/km².

Foi fundada em 1557, tem sua história ligada ao Engenho Sergipe do Conde, o "rei dos engenhos reais de cana-de-açúcar", foi elevada a vila e município em 1727. Tornou-se cidade em 1837 juntamente com a cidade irmã de Cachoeira-BA.

Personalidades
Terra natal dos cantores irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia, filhos de uma das mulheres símbolos das mães baianas, Dona Canô, José Antonio Saraiva, conselheiro e também fundador de Teresina, capital do Piauí, José Silveira,Marquês de Abrantes, Teodoro Sampaio, Genebaldo Correia do cantor e compositor Roberto Mendes, que reside na cidade, Jorge Portugal. Em Santo Amaro também nasceu a escritora Amélia Rodrigues. Lá ainda vive a historiadora Zilda Paim, ícone na cidade. Possui uma grande fertilidade para novos artistas mesmo sem investimentos nessa área, são dezenas de novos escritores como Valdir do Carmo e músicos como Petro Paulo e Castro D`Mar. Lá também nasceram a Condessa de Barral e o reverendo Cláudio Costa, pastor e professor hoje residente em Feira de Santana, onde recebeu o título de cidadão feirense. Também nasceu em Santo Amaro no dia 23 de março de 1890, Agripina de Souza Soares (Mãe Agripina de Sangó-Obá Deyi, Íàlórisà do Àsé Òpó Àfónjá-RJ) Balbino Alves Casaes (Baluarte do Arraial da Pedra), Besouro Cordão de Ouro, que virou filme.Foi também filho da terra o artista, professor e etnólogo Manuel Querino, o primeiro negro a interessar-se pela contribuição de sua raça na formação da nacionalidade brasileira.É um lugar tão antigo que possui centenas de personalidades importantes, muitos vivos, em plena atividade, mas que não fazem questão de aparecer, do artista plástico Emanuel Araujo até os mais jovens músicos, médicos, advogados, sociólogos, jornalistas, esportistas, pensadores e poetas.

Praias próximas
Cabuçu
Bom Jesus dos Pobres
Praia de Itapema

Distritos
Oliveira dos Campinhos
Lá foi erguido, entre os anos de 1866 a 1890, um hospital da Santa Casa de Misericórdia (o Hospital Nossa Senhora das Vitórias). É também onde está situado o Cine-Teatro Caetano Veloso, cujo maior colaborador para a sua construção foi o Dr. Olívio Martins, já falecido em provecta idade.

Arraial da Pedra ou apenas Pedras
Pequeno Arraial da cidade, e elevado recentemente a distrito.Cepel
Sítio de Camaçari
Itapema
Acupe (uma espécie de cidade dentro da outra)
São Braz.

 

Município de Santo Amaro cidade histórica - Fonte de pesquisa Wikipédia "Capital do Recôncavo" "Pérola do Recôncavo" "Maro Maro" "Santinho"

Aniversário - Fundação 1557
Gentílico - santamarense
Prefeito(a) Ricardo Machado (PT) - (2009/2016)
Localização - Estado da Bahia
Localização de Santo Amaro no Brasil
12° 32' 49" S 38° 42' 43" O
Unidade federativa Bahia
Mesorregião Metropolitana de Salvador
Microrregião Santo Antônio de Jesus